Pressão Alta, vamos conversar a respeito?

Pressão Alta, vamos conversar a respeito?

Nesta nossa segunda coluna, vamos começar a falar sobre a Hipertensão Arterial, que conhecemos como ” Pressão Alta”. Trata-se da doença mais frequente nos consultórios de cardiologia, e infelizmente as pessoas ainda conhecem muito pouco sobre ela. Para termos uma ideia, cerda de 40% dos adultos brasileiros têm pressão alta, porém destes pacientes, cerca de metade nem saber possuir a doença e apenas 25% estão adequadamente controlados!!

E porque devemos tratar a pressão alta? Pela grande quantidade de complicações, de outras doenças causadas pela pressão não controlada. Assim, pressão alta é uma das causas mais importantes tanto do Infarto do Coração quanto do Acidente Vascular Encefálico ( o popular “Derrame”). 

Além disto, a pressão alta vai ser causa de dilatação e enfraquecimento do músculo cardíaco, vai ser causa possível de Insuficiência dos Rins, de doenças das artérias periféricas, doença da retina nos olhos, e por aí vai… O leque de complicações da Hipertensão Arterial é enorme, e como a doença por muitos anos não causa sintomas por vezes a mencionamos como uma assassina silenciosa. 

Mas, o que causa a pressão alta? Neste caso temos uma doença multifatorial, na qual vários fatores vão contribuir para o seu desenvolvimento. Destes, alguns são não modificáveis , como a história de família de Hipertensão e envelhecimento. Assim, se temos pais ou irmãos com Hipertensão e já passamos dos 35 anos certamente já devemos olhar com mais atenção para nossos níveis pressóricos.  

Além destes dois, existem uma série de fatores modificáveis, coisas que contribuem para a elevação da pressão e que são abordados pelo médico no momento de iniciar a investigação e o tratamento. São eles a obesidade, o sedentarismo, os hábitos alimentares inadequados (consumo excessivo de sal), o uso de medicamentos que contribuem para a elevação da pressão, o estresse emocional.

Cerca de 95% dos casos de pressão alta são explicados por estes fatores de risco, e somente 5% dos pacientes terão alguma outra doença que possa estar causando a elevação da pressão, na chamada Hipertensão secundária. 

A avaliação cuidadosa do médico, o exame físico e os exames laboratoriais iniciais, que são bastante simples, irão nos mostrar se estamos frente a uma chamada Hipertensão Arterial essencial ou se é necessário prosseguir a investigação. 

Assim, se você caro leitor, já passou dos 35 anos, tem familiares com pressão alta e está acima do peso, sem fazer exercícios, me responda…. Quando foi a última vez que mediu a pressão? Não espere estar sentindo algo de errado, pois muitas vezes quanto apresentamos sintomas já estamos provavelmente com algumas das complicações de pressão alta. Procure um clínico, um cardiologia ou mesmo uma Unidade Básica de Saúde!  Quanto antes você souber que tem pressão elevada, maior a possibilidade de cuidar bem dela, muitas vezes reverte-la e evitar as suas complicações.

Até a próxima,

Dr. Daniel Lages Dias

Médico cardiologista 

Diretor da Clinicordis Paulinia