O que são o “Sopro no Coração” e o Prolapso de Valva Mitral?

O que são o “Sopro no Coração” e o Prolapso de Valva Mitral?

Olá, tudo bem? É comum recebermos na clínica pacientes que nos dizem ter “sopro no coração”, muitos dizem saber ter “Prolapso da Valva MItral”. Esses pacientes chegam cheios de dúvidas, muitos com restrições para trabalho e exercícios, e quando fazemos os exames do coração nada é encontrado. Porque isso?

Vamos tentar explicar… Em primeiro lugar, o que é o “sopro”? Sopro cardíaco é uma alteração na ausculta do coração, ou seja, um barulho diferente que o médico escuta ao colocar o estetoscópio no peito do paciente. Encontrar esses barulhos diferentes é muito comum, principalmente em crianças, e a grande maioria desses sopros não são sinal de doença no coração. Quando conversamos com o paciente e de acordo com as características do que ouvimos já da para ter uma boa noção se há ou não uma doença.

Quando precisamos investigar melhor esse sopro solicitamos que o paciente faça um Ecocardiograma, que é o exame de Ultrassom do Coração. Se o exame é completamente normal, caso encerrado, o paciente NÃO tem problema nenhum de coração, e NÃO tem restrição para esportes ou trabalho. Chamamos hoje esses sopros de sopros inocentes, ou fisiológicos. Essas crianças recebem alta do cardiologista e farão o seguimento desse sopro com o pediatra, no acompanhamento rotineiro de Puericultura. Outras vezes podemos encontras alterações nas válvulas, no músculo cardíaco ou nos septos, e cada alteração será acompanhada ou tratada pelo cardiologista.

E o Prolapso de Valva Mitral? Nesse caso temos duas situações bem distintas… O Prolapso da Valva Mitral é essencialmente uma movimentação exagerada da Valva Mitral, uma das quatro valvas que temos dentro do coração, e que servem para direcionar o sangue dentro dele. Nesse caso ela se desloca do local em que deveria fechar, podendo haver ou não espessamento da Valva. Há alguns anos, quando se começaram a fazer o exame de Ecocardiograma era comum que os médicos valorizassem alterações muito leves dessa movimentação da Valva mitral, o que criou uma grande quantidade de pacientes jovens que ouviam ter o Prolapso, e se julgavam doentes. Esses pacientes provavelmente nunca foram doentes, e critérios mais rigorosos fazem que hoje essas pessoas ao repetir o exame tenham um Laudo de Ecocardiograma normal.

O Prolapso de Valva Mitral hoje é diagnosticado quando a alteração de movimentação da Valva é visto em vários ângulos de analise ao Ecocardiograma, e principalmente quando a valva tem espessamento, parece flácida e redundante demais. Nesse caso se pode dar o nome de Sindrome de Barlow, e algumas vezes o paciente pode sentir dores no peito, palpitações ou tonturas. Embora não seja uma doença grave, há possibilidade que a Valva Mitral com o Prolapso perca a capacidade de fechar direito, causando a insuficiência da valva, que deverá ser seguida pelo cardiologista e que poderá até, em alguns casos, precisar de cirurgia. A grande maioria dos casos é benigna, mas eles terão que fazer um acompanhamento.

Espero ter ajudado a tirar mais uma dúvida sobre os problemas de coração! Estamos a disposição, se desejar nos envie suas dúvidas pelo e-mail abaixo.

Grande abraço.

Dr. Daniel Lages Dias

Diretor Técnico – Novacordis

administrativo@novacordis.com.br