NÚMERO DE PASSOS DIARIOS E RISCO DE MORTE.

NÚMERO DE PASSOS DIARIOS E RISCO DE MORTE.

Olá a todos,

Uma resposta corriqueira dentro do consultório médico sempre é: “Sr. Cicrano o senhor precisa fazer mais exercícios, Dona Fulana precisa caminhar”.

Dentro desse contexto, outra pergunta é: Quanto tempo devo caminhar todos os dias e como isso pode evita que eu adoeça?

A organização mundial de saúde recomenda que pratiquemos atividade de 150 a 300 minutos por semana de forma moderada ou intensa para possamos reduzir o risco de doenças, principalmente doenças cardiovasculares.

Mas qual atividade devo praticar?

Qualquer atividade física é benéfica e pode ser realizada como parte do trabalho, esporte ou lazer.

Dentro desse contexto de mobilidade foi conduzido um estudo em adultos da faixa etária dos 38 a 50 anos que media a quantidade média diária de passos dados por estas pessoas no período de 2005 a 2006 através de um contador de passos e o seguimento desse grupo perdurou por quase 11 anos.

O volume de passos foi classificado como baixo (<7000 passos), moderado (de 7000 a 9999 passos), e alto (>  10000 passos). Dento desses parâmetros foi avaliado ao longo dos anos a mortalidade por todas as causas. Um total de 2100 pessoas foram avaliadas com média total de passos de 9146 passos diários.

Separados em grupos aqueles que tinham média de passos superior a 7000 passos por dia tiveram menor risco de mortalidade quando comparados ao grupo de baixo volume. Com relação a intensidade, ou seja, caminhar mais rápido ou mais de vagar não se observou associação com a mortalidade.

Em conclusão, o estudo mostra que dispender mais de 7000 passos por dia em qualquer atividade reduz a mortalidade em comparação aqueles que andam menos de 7000 passos por dia.

Hoje em dia temos várias formas de avaliar o nosso número de passos com o telefone celular com aplicativos específicos, os atuais smart watches e smart bands. Qualquer pessoa pode avaliar o número de passos dados por dia. E vale tudo, desde descer 2 a 3 pontos do ônibus antes de chegar em casa até deslocamentos maiores dentro da sua própria casa ou trabalho. O que temos que fazer é sair mais de nossos sofás e cadeiras para nos movimentarmos. Com estes simples atos ganhamos mais saúde.

Até a próxima.

Daniel Afonso Dallanora Severino CRM- SP 102038

Referência: Paluch AE et al. Steps per Day and All-Cause Mortality in Middle-aged Adults in the Coronary Artery Risk Development in Young Adults Study. JAMA Netw Open. 2021; DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.24516.