CINCO DICAS PARA CUIDAR DO CORAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVIRUS.

CINCO DICAS PARA CUIDAR DO CORAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVIRUS

Caros amigos leitores,

Que tempos estamos vivendo… Embora não seja essa a primeira vez que enfrentamos uma Pandemia, a última foi há mais de 100 anos (a Pandemia de Gripe Espanhola, em 1917), e ninguém de nós a vivenciou. Como vivemos tempos de comunicação instantânea, com internet e redes sociais a rodo, somos bombardeados de informações, e principalmente, de más notícias o tempo todo.

No caso particular do Brasil, o combate à Pandemia também se misturou com o clima de Fla-Flu da política brasileira, e temos visto defesas apaixonadas e por vezes agressivas de lado a lado. Isola x não isola, Isolamento Vertical x horizontal, Cloroquina x não-cloroquina, depois do pais de milhões de técnicos de futebol somos hoje um pais de 170 milhões de médicos infectologistas!

Mas como isso tem afetado a nossa saúde do coração? O que posso e devo fazer para me manter saudável em tempos de Pandemia?

Vamos lá… em primeiro lugar tenho recomendado a todos que nos procuram nesse momento a reduzir muito o tempo assistindo noticiários em televisão e o acesso às redes sociais, Whatsapp, Instagram e etc… O excesso de informações, muitas vezes contraditórias tem gerado um grande aumento de Ansiedade. Temos visto vários pacientes desenvolvendo crises de Pânico relacionados ao medo de ficarem doentes ou de terem entes queridos acometidos pela doença. Acredite, você não vai conseguir desvendar a doença e descobrir a cura… deixe esse trabalho para os milhares de pesquisadores envolvidos com isso, deixe as decisões médicas a cargo dos médicos. Foque em seguir as recomendações ditadas pelos órgãos de saúde, mantendo o seu isolamento e de seus entes queridos no máximo do possível e tomando todos os cuidados, inclusive com o uso de máscaras quando sair de casa.

Em segundo lugar, procure manter uma rotina saudável durante essa quarentena. Não fique o dia inteiro de pijama, estabeleça um horário para acordar, estudar, trabalhar (quando possível), aproveite para ler coisas que lhe interessam, quem sabe começar um projeto de estudo que há tempos você desejava e não tinha tempo em começar?

Muito cuidado com os abusos de alimentação e bebida. Por vezes nos sentimos meio que em “férias”, e a natural ansiedade pode nos levar a aumentar consumo de álcool, com péssimas repercussões para saúde.

Terceiro, procure manter uma rotina de atividades físicas… Isso é muito importante!! Embora as academias estejam fechadas, embora precisemos ficar em casa e reduzir até as saídas pra exercícios, fazer alguma atividade vai lhe ajudar a reduzir ansiedade, evitar um maior ganho de peso e ajudar a manter sua pressão arterial, níveis de açúcar e colesterol no sangue controlados, além de reduzir seu risco de uma crise de Pânico. Se tiver aparelhos em casa use-os, se tiver acesso a aulas de ginástica acompanhe-as ou se houver condição de caminhar de forma segura (sem aglomerações), faça!

Quarto, não abandone seus tratamentos, não pare de tomar seus remédios e seguir as orientações de seus médicos, e que caso sinta alguma coisa de errado, não deixe de ir a um pronto socorro. Infelizmente os demais problemas de saúde continuam ocorrendo mesmo em tempo de Pandemia, e temos visto pacientes com quadros tão graves como Infartos do Miocárdio deixando de procurar atendimento, e por vezes chegando ao hospital já com graves complicações.

Minha quinta e ultima dica é: se você tem essa sorte e oportunidade, aproveite o tempo disponível com a sua família. Quantas vezes reclamamos de não ter tempo de ver e brincar com nossos filhos (crescem tão rápido…), quantas vezes lamentamos não ter passado mais tempo com nossos pais… Se você esta isolado com essas pessoas, que bom!!! Se está a distancia, aproveite o tempo livre e telefone várias vezes para essas pessoas, faça chamadas de vídeo, reúna todos de forma virtual, não deixe passar essa chance de manifestar seu amor e deixar claro que essas pessoas são importantes e amadas… A meu ver, um dos grandes ensinamentos desse tempo é que devemos valorizar muito mais o ser humano e a natureza do que o consumo e bens materiais.

Um grande abraço, e cuidem-se!

Dr. Daniel Lages Dias

Médico Cardiologista, Diretor Tecnico – Novacordis

administrativo@novacordis.com.br