ATIVIDADE FISICA X CANCER
Olá,
Habitualmente em nossas conversas costumamos comentar sobre saúde em cardiologia, entretanto em especial nesse mês, gostaria de abordar os benefícios da atividade física durante e depois do tratamento de câncer. Lembrando que nos meses de outubro e novembro estamos em campanha de conscientização para os canceres de mama e próstata respectivamente. Uma vez serem estes extremamente prevalentes em nossa população.
É sabido que a pratica de atividade física constante, de maneira geral, confere proteção e redução da mortalidade geral por diversas doenças (13% da mortalidade global) além de ganho na expectativa de vida em 3 anos. Porém uma vez diagnosticado o cancer e em proposta de tratamento, qual seria o papel da atividade física?
Trabalhos realizados na universidade da Califórnia com pacientes portadores, ou em remição de doença da próstata (2016) e câncer de mama (2006) mostram redução da capacidade de proliferativa das células cancerígenas ou seja o tumor diminui sua velocidade de crescimento.
Entretanto os mecanismos pelos quais isso acontecia não eram claros. Em um novo estudo, desta vez com pessoas que sobreviveram a um câncer. Foram colocadas para praticar exercício de alta intensidade (corrida em esteira em intervalos), sendo colhidas amostras de sangue pré atividade e pós atividade. Nas amostras de sangue coletadas foram dosados a concentração de alguns fatores e hormônios relacionados ao crescimento tumoral, além disso também foram colocadas células cancerígenas junto as amostras para observar seu comportamento quanto ao crescimento de células, e o achado foi que o crescimento de células tumorais naquelas amostras dos pacientes após atividade física foi menor do que nas mesmas amostras colhidas antes da atividade física. A conclusão foi que a atividade física intensa, auxilia na produção de substâncias químicas hormonais e não hormonais que retardam a proliferação de células tumorais.
Não quero dizer aqui que a atividade física cura ou estabiliza o câncer isoladamente, uma vez este diagnosticado, contudo é uma importante arma antes durante pós o tratamento no sentido de diminuir o potencial crescimento tumoral auxiliando assim nos diversos tratamentos existentes podendo ser um aliado, na prevenção e ao tratamento dos diversos tipos de tumores.
Sendo assim pessoal manter-se em movimento sempre, é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento das mais diversas doenças.
Daniel Afonso Dallanora Severino
Medico cardiologista
CRM – SP 102038