Resoluções de Ano novo, que venha 2017!
Após passada a celebração do Natal, chegamos ao final de mais um ano. E este certamente não foi um ano qualquer. Este 2016 nos trouxe uma das mais graves crises dos últimos anos, econômica, política e moral.
E por que um cardiologista está citando a crise? Pois sem dúvida ela fez muito mal aos nossos corações. Um dos grandes fatores de risco para as doenças do coração é o ESTRESSE, e neste quesito 2016 foi campeão. Ao longo do ano, economia desabando, trabalhadores com medo do desemprego, comerciantes com lojas vazias, inúmeros funcionários públicos com salários atrasados, além dos que efetivamente perderam seu emprego, com as contas que não pararam de chegar… Em nossos consultórios acompanhamos muitas histórias deste 2016.
E o que esperar para 2017? Infelizmente as perspectivas não são muito melhores para o ano vindouro. Há uma sensação de que paramos de piorar, mas os sinais de recuperação ainda são muito tímidos, e talvez somente no segundo semestre tenhamos alguma recuperação da atividade econômica. Ou seja, a pressão sobre nós vai continuar.
E o que devo fazer, doutor?
Uma das coisas mais interessantes do Ano Novo reside nesta possibilidade de “zerar” o ano, de começar novamente, de fazer diferente. Daí derivam todas as famosas promessas de Ano Novo… Mais exercícios, mais dieta, mais compromisso com a saúde, etc…
Vamos às 10 dicas de um cardiologista para as resoluções de Ano Novo:
Antes de falar das promessas para cuidar melhor do seu corpo, acho que primeiro você precisa buscar a sua harmonia mental e espiritual. O mundo atual nos impõe um ritmo absolutamente frenético, celulares, e-mails, Whattapp, Facebook, inúmeras redes sociais e na verdade tem sobrado pouco tempo para preciosos minutos de introspecção, de reflexão, de oração. Separe em 2017 alguns minutos para o seu “eu” ao longo do dia, desacelere seu ritmo, converse consigo mesmo.
Em segundo lugar, cuidar da família. Mais uma conseqüência da correria diária, trabalhamos horas demais e perdemos precioso tempo que nunca mais se recupera com nossos filhos, esposa ou esposo, irmãos e pais. É cada vez mais comum buscarmos metas de trabalho e ganho financeiro inatingíveis visando adquirir bens materiais que não substituem o amor de entes queridos, ou pior, sermos obrigados por conta do medo da crise a trabalhar de forma desumana, sem o necessário descanso. Vigie sua carga horária, veja se é excessiva, renegocie consigo mesmo ou com seu patrão, vai lhe fazer muito bem.
Não se esqueça de separar tempo para o lazer. É vital descansar, ter outras atividades que não só o trabalho, que não necessariamente vão custar dinheiro, curto nos tempos de crise. Paulínia tem um excelente teatro, com boas peças, temos cinemas e várias áreas de lazer. Saia para caminhar, pedale, freqüente um clube, praças de esporte. Visite seus amigos, conte piadas, sorria mais!
Alimente-se melhor. Além das dietas prescritas pelos médicos e nutricionistas para doenças específicas, é reconhecido que a alimentação saudável nos faz viver mais e melhor. Evite ingerir álcool demais, seja no número de dias, seja na quantidade ao longo de uma semana. Álcool aumenta a pressão, engorda e descontrola o Diabetes. Reduza o sal e a quantidade de alimentos industrializados, prefira frutas e verduras frescas, carnes magras, carboidratos integrais. Evite o excesso de doces, bolachas, péssimas para a saúde.
Elimine definitivamente o cigarro de sua vida. O cigarro é a maior causa de morte evitável do planeta. Causa inúmeras doenças em coração, pulmões, cânceres, e apenas disto ainda temos um grande número de fumantes no planeta. Acho que uma das coisas que mantém as pessoas ainda fumando é uma sensação de que “esta doença não acontecer comigo..”. É obvio que todo fumante sabe do risco de ficar doente, mas no íntimo acha que vai ficar tudo bem. Que tal aproveitar esta oportunidade de parar? Existem tratamentos e remédios para parar de fumar! Não deixe para 2018!!!
Acerte-se com seu peso. Obesidade é um dos males do milênio. Pese-se com freqüência, meça o seu índice de massa corpórea (IMC=peso dividido pela altura2), e a sua circunferência abdominal. Estar acima do peso vai aumentar o seu risco de várias doenças, e ao conseguir emagrecer você diminui o risco de ficar doente e o numero de remédios que tem que usar. Mas não se esqueça, dietas mirabolantes dificilmente funcionam… Pode até haver perda inicial de peso, mas sempre há o risco de engordar novamente, com ganho de peso maior do que o anterior. Procure ajuda médica, afaste doenças que podem causar ganho de peso, e não tenha pressa. Pequenos e sustentáveis emagrecimentos já fazem muita diferença para a sua saúde.
Faça exercícios de forma regular. Este item nunca vai estar fora da lista de um cardiologista. Exercício regular, cerca de 200 minutos por semana vai ajudar no controle do estresse, do peso, da pressão arterial, do diabetes, do colesterol, e em resumo, vai reduzir o seu risco de ter um Infarto no coração! Procure uma atividade adequada para a sua idade e atual nível de atividade física, mantenha uma regularidade e faça uma avaliação médica antes de iniciar atividades mais intensas. Exercício também combate o Estresse.
Por fim, não deixe de visitar seu médico ao menos uma vez este ano. Ele vai checar sua pressão, seu peso, seus exames e vai poder acompanhar o sucesso de todas as resoluções de Ano Novo em sua saúde. Algumas doenças muito perigosas na maior parte das vezes não causam sintomas, como a Hipertensão Arterial e o Diabetes, e somente são descobertas quando avaliados por um médico.
E ai, escolheu as suas resoluções para o Novo Ano? Pronto para mais um ano de muita luta? De minha parte só resta lhe desejar de todo coração um 2017 de saúde, paz em família e muita felicidade.
Um brinde!
Dr. Daniel Lages Dias
Diretor – Clinicordis Paulinia
E-mail: paulinia@clinicordis.com