Eu tive COVID e ainda tenho sintomas. O que fazer?

Eu tive COVID e ainda tenho sintomas. O que fazer?

A COVID-19 tem causado vítimas e mortes sem precedentes e em escala global.
Essa infecção viral atinge o corpo humano em vários órgãos e sistemas com uma ampla apresentação inicial, que varia desde indivíduos completamente assintomáticos até casos extremamente graves que terminam em óbito.

Algo que tem chamado a atenção da medicina é que mesmo aqueles pacientes já passaram pela  fase aguda mantêm queixas de sintomas que persistem por semanas a meses,  impactando na qualidade de vida. Chama-se Síndrome Pós -COVID.  Vários pesquisadores pelo mundo têm estudado as causas dessa manutenção de sintomas, que vão desde lesões celulares até respostas imunes e inflamatórias do próprio indivíduo.

A presença e a gravidade desses sintomas pós -COVID estão diretamente relacionadas a severidade da doença na fase aguda. Quanto mais grave tenha sido o quadro agudo, maior a presença e a persistência desses sintomas, sendo necessário um acompanhamento médico para que sejam identificados e adequadamente tratados.

Essas  alterações pós -COVID podem ser várias, mas vamos descrever algumas mais frequentes, comumente encontradas no consultório:
Pulmonares:  falta de ar,  cansaço e menor capacidade de exercício;
Cardiovasculares: palpitação, dor no peito;
NeuroPsiquiátricas: fadiga, dor muscular, dor de cabeça, memória prejudicada, tontura ao mudar de posição,  depressão, ansiedade,  insônia, baixa qualidade de sono;
Dermatológicas: queda de cabelo;
Nutricionais: perda de massa muscular.

As sequelas múltiplas da COVID depois da fase aguda nos mostra que os cuidados vão além, com a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar incluindo especialidades médicas, nutricionistas e psicólogos.

Se você teve a doença, agende uma avaliação com seu médico de confiança.
E lembre-se que repouso, uma alimentação saudável e hidratação são grandes aliados na recuperação.
Em relação a atividades físicas, é recomendado um retorno gradual, sendo fundamental a liberação do seu médico.
Cuide-se!


Dra   Eliandra  Marsaro

Médica Cardiologista

NovaCordis