A utilização das mídias digitais na saúde
As mídias digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, permitindo a aproximação e comunicação entre todos. Mas afinal, o que é mídia digital? É todo conteúdo ou veículo de comunicação que se baseia na internet. São tantas as informações disponíveis no mundo digital que precisamos aprender a filtrar o que é relevante e o que pode ser prejudicial, principalmente no que se refere à nossa saúde. Buscar informações de fontes confiáveis é um desafio que já faz parte da vida das pessoas.
A internet é uma importante fonte de informações sobre saúde e bem estar e pode ser muito bem utilizada para diversos objetivos:
– para aqueles que desejam se educar sobre cuidados com a saúde;
– buscar por bons profissionais e ler recomendações de outros pacientes;
– entender como funcionam alguns medicamentos;
– pesquisar sobre prevenção e sintomas de doenças;
– acompanhar as novidades em relação tratamentos;
– buscar informações sobre os exames médicos;
– buscar orientação sobre bons hábitos de vida e alimentação; etc.
Além disso, as novas tecnologias permitem que com aplicativos em celular voltados para a área da saúde seja possível, por exemplo, monitorizar o ciclo menstrual e período fértil, identificar padrões de sono, ter dicas de nutrição e exercícios, e alguns até lembram o usuário de beber água. Enfim, os benefícios são enormes! Entretanto, é preciso ter muito cuidado pois existe muita desinformação na internet.
Inacreditavelmente há inúmeros sites que propositalmente prejudicam as pessoas, influenciadores digitais sem nenhum tipo de formação nas áreas em que aconselham, e as famosas “Fake News” (ou notícias falsa, no nosso bom português) que é disseminação de conteúdos enganosos. E isso é preocupante porque pode comprometer diretamente a vida das pessoas. Os efeitos de tais notícias – sem comprovação científica – podem levar a escolhas e decisões nocivas à saúde, com danos graves ou, até mesmo, irreversíveis.
Outro grande risco desse mundo digital é o indivíduo tentar fazer o autodiagnóstico ou tratamento. Isso é realmente muito perigoso, porque tanto o autodiagnóstico quanto a automedicação podem causar efeitos colaterais, interações medicamentosas e, principalmente: atrasar o diagnóstico correto levando a consequências algumas vezes irreverssíveis. É fundamental procurar atendimento médico para o diagnóstico e tratamento correto das enfermidades.
A grande recomendação para evitar cair em sites suspeitos é sempre buscar fontes confiáveis como a Organização Mundial de Saúde e a Anvisa, por exemplo. Outra estratégia para garantir a confiabilidade da notícia é acessar os meios digitais de médicos especializados, como sites, blogs ou redes sociais dos profissionais que contêm dados cientificamente validados pela comunidade médica e são fontes sérias e fidedignas.
A NovaCordis Paulínia é ativa nas redes sociais com conteúdos atualizados e confiáveis voltados para você!
Siga-nos!
Seu coração agradece!
Site www.novacordis.com.br