Como fazer uma medida correta da Pressão arterial?

Como fazer uma medida correta da Pressão arterial?

O que é pressão arterial?

O sangue tem no nosso corpo um movimento de vai e vem, sem parar, por causa do coração, que trabalha como uma bomba. É esse movimento que nos mantém vivos. O coração joga o sangue para frente quando se contrai (uma fase chamada de sístole), esvaziando o coração e enchendo as artérias e depois o sangue volta pelas veias enchendo novamente o coração relaxado (uma fase chamada de diástole). A pressão que  o   coração  faz na contração para  impulsionar o sangue é chamada sistólica ou máxima e a  pressão  do coração relaxado quando ele se enche de sangue que tem o nome de diastólica ou mínima.

A pressão arterial é medida em milímetros (mm) ou centímetros (cm) de mercúrio (Hg), sendo considerados ótimos os valores de 120 por 80 mmHg ou “12 por 8” cm de Hg. Mas, quando esta pressão está persistentemente maior que 140 por 90 mmHg ou “14 por 9” cm Hg ela é considerada alta e um médico deve ser consultado. Sempre que a pressão estiver maior que 120 por 80 mmHg e menor que  140 por 90 mmHg, vale a pena fazer medidas semestrais para acompanhamento.

Chamamos de pressão alta ou hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica caracterizada pelo aumento persistente da pressão arterial, em geral acima dos valores de 140/90 mmHg (“14 por 9”).Uma característica importante da pressão alta é o fato dela raramente apresentar sintomas, e quando aparecem geralmente já indicam  alguma complicação da doença.

O diagnóstico da “pressão alta” se baseia quase que exclusivamente na medida correta da pressão arterial, e medir a pressão arterial é um ato relativamente simples, não exclusivo dos médicos, muito pelo contrário, qualquer profissional de saúde e até mesmo o próprio paciente, desde que devidamente treinados, estão aptos a realizar o procedimento.

Recomenda-se que em pessoas que não sejam da área da saúde, a pressão arterial seja medida com auxílio de aparelhos automáticos. Atualmente existem aparelhos automáticos simples, de marcas confiáveis, que tornaram a medida da pressão muito simples. Para escolha do seu aparelho de pressão procure pelo selo de certificação do INMETRO e prefira aparelhos que meçam a pressão no braço (os aparelhos de punho, apesar de serem menores e portáteis, muitas vezes fornecem leituras erradas da pressão arterial).

Para confiabilidade nos valores de pressão arterial obtidos pelo equipamento, alguns cuidados são fundamentais.

1 – É importante saber que para cada tamanho de braço há uma braçadeira correta a ser colocada para a medida da pressão arterial. Geralmente os aparelhos são vendidos com a braçadeira de tamanho médio, e pessoas com circunferência de braço maior ou menor necessitam usar braçadeiras de tamanho apropriado, caso contrário a medida da pressão arterial resultará em valores errados.

2 – Idealmente os aparelhos devem ser testados e devidamente calibrados a cada seis meses;

3 – Deve estar na posição sentada, pernas descruzadas, pés apoiados no chão, costas encostadas na cadeira e relaxado(a). O braço deve estar na altura do coração, livre de roupas, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente dobrado.

4 – Deve-se ficar em repouso por pelo menos cinco minutos em ambiente calmo e não falar durante a medida;

5 – A pessoa não deve estar com a bexiga cheia;

6 – Certificar-se que não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos antes da medida;

7 – A pessoa não pode ter ingerido bebidas alcoólicas, café ou alimentos;

  8 – A pessoa não deve fumar nos 30 minutos anteriores.

Lembrando que a única   pessoa   habilitada    a   diagnosticar   e   a   tratar   a   hipertensão arterial é  o  médico. Então, se você fizer alguma medida  com valores de pressão elevadas, procure   atendimento médico para   orientação.

Cuide-se!

Seu coração agradece!

Dra   Eliandra  Marsaro

Médica Cardiologista

NovaCordis