CORRIDA X CAMINHADA
A indicação da prática de atividade física como forma de prevenção e até tratamento de inúmeras doenças é recorrente e fortemente estimulada dentro do consultório em praticamente todas as especialidades. Os benefícios da prática de atividade física são amplamente difundidos e conhecidos.
A Organização Mundial de saúde recomenda cerca de 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 60 minutos por semana para crianças sendo o período mínimo de atividade ininterrupta por cerca de 10 minutos por dia.
Dos diversos benefícios da prática podemos citar, redução da pressão arterial controle do colesterol e diabetes, e redução do risco de eventos cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Sendo assim nós médicos recomendamos em linhas gerais a prática contínua de atividade física. Dentre elas a mais simples e de fácil realização são as caminhadas e corridas que depreendem baixo custo e são de fácil execução para a maioria da população. Mas afinal há benefício maior em caminhar ou correr?
Num primeiro momento tendemos a acreditar que a caminhada não funciona tão bem como a corrida para melhora dos fatores de risco. Nesse sentido um estudo conduzido nos EUA, na Universidade da Califórnia, em 2013, realizado com dados retirados de grupos de corredores e grupos de caminhantes dos EUA num total aproximado de 49000 pessoas, observou se havia diferença significativa entre as taxas de redução e controle do colesterol, diabetes e pressão arterial e redução de doença cardiovascular entre os dois grupos.
Observou-se neste estudo uma redução dos níveis de LDL colesterol (“colesterol RUIM”), redução da resistência a insulina que é um dos fatores preponderantes no diabetes tipo II, além de redução e controle dos níveis de pressão arterial. O estudo também demonstra tendência na redução dos riscos de doenças cardiovasculares com redução da chance de infarto e AVC.
Sendo assim caminhar ou correr para reduzir riscos de doenças tão prevalentes parece similar desde que praticados de forma contínua.
Por isso convido a todos a participar da 1ª corrida e caminhada NOVA CORDIS com intuito de nos movimentarmos e assim promover e incentivar a prática de atividade física, não só como forma de recreação, mas também como importante aliado ao controle de riscos potenciais a nossa saúde.
Nos vemos lá
Dr. Daniel Afonso Dallanora Severino
Médico cardiologista e corredor