COMO LIDAR COM O ESTRESSE NO TRABALHO?
O estresse pode ser definido como um conjunto de reações fisiológicas necessárias para a adaptação a novas situações. E faz parte da nossa rotina lidar com situações que necessitem da nossa adaptação, principalmente no ambiente de trabalho. Contudo, se essas reações orgânicas e psíquicas forem exageradas, elas podem provocar desequilíbrio no organismo.
Especificamente em relação ao trabalho, as causas de estresse mais frequentes são: acordar cedo, enfrentar trânsito, ônibus lotado, metas, atividades acumuladas, excesso de tarefas, competitividade exagerada, dificuldades em conseguir conciliar vida pessoal com profissional, conflitos com pessoas da equipe, problemas com a política da empresa, e , acredite, a tecnologia é uma grande fonte de estresse!.
O estresse no trabalho merece atenção porque desencadeia sérias consequências tanto para o funcionário como para a organização. As consequências incluem: ansiedade, depressão, angústia e várias consequências físicas que podem levar a um sério processo de adoecimento. Quem sofre de estresse começa a apresentar alguns sintomas como: cansaço constante, sono excessivo ou insônia, tensão muscular, alterações no apetite, dificuldade de atenção e concentração e até mesmo doenças físicas como hipertensão, alterações no sistema imunológico, gastrite e problemas do coração. Por outro lado, o estresse afeta negativamente a empresa ao interferir na quantidade e qualidade do trabalho desempenhado, no aumento de faltas e reclamações.
. Então, já que parar de trabalhar, em geral, não é uma boa opção, como lidar com o problema?
Existem diversos textos de especialistas com diversas dicas e orientações sobre o que fazer para minimizar os efeitos do estresse no trabalho. Aqui estão algumas selecionadas especialmente para você:
– Lembre-se que o corpo avisa quando algo não vai bem. Por isso, se sintomas como cansaço, fadiga, insônia, desânimo compulsão alimentar, hipertensão, aumento de peso e transtornos de ansiedade aparecerem, procure a ajuda de um médico.
– Cuide do seu corpo: – siga uma alimentação equilibrada, – procure dormir bem para diminuir o cansaço e aumentar a disposição para trabalhar, – pratique exercícios regularmente, isso ajudará na disposição e no aumento da resistência do corpo para enfrentar situações de estresse.
– Dê sempre o seu melhor nas tarefas e com as pessoas. Cumprimente as, aceite e forneça ajuda.
– Melhore a sua comunicação, identificando as melhores formas de interagir.. Conversas claras e consensuais evitam irritações e frustrações.
– Reconheça seus próprios limites. Delegue tarefas sempre que possível.
– Organize/liste as suas tarefas e estabeleça prioridades.
– Evite distrações. Lembre-se que a cada vez que você parar no meio de uma tarefa para ver uma notícia ou conferir o celular, irá quebrar a sua linha de raciocínio, fazendo assim com que você leve mais tempo para realizar algo que é, de fato, mais importante.
– Tenha tempo de qualidade para você e a sua família. Tenha um hobby. O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
– Busque sempre trabalhar no que você gosta. Certamente você se sentirá mais feliz e motivado.
– Avalie sua situação na empresa que trabalha. Você está satisfeito? Tem perspectiva de crescimento? Como é o ambiente? É preciso essa avaliação para decidir se vale a pena continuar onde você está.
Uma outra recomendação muito importante é ter alguém de confiança com quem contar e conversar, desabafar. Um amigo ou um familiar. E mesmo assim se você estiver com dificuldade de lidar com o estresse no trabalho, lembre-se que há profissionais especializados prontos para te ajudar!
Dra Eliandra A Marsaro
Clínca Médica
Cardiologia
PNL Médica