Atividade física e proteção do coração.
A prática de atividade física está diretamente ligada com prevenção de várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares. Os primeiros estudos datam de até 3000 anos antes de Cristo em escritos orientais, e também na Grécia antiga ( 500a.c.), onde a prática regular de atividade física para uma vida saudável fazia parte dos códigos de leis da saúde. Nos tempos modernos, os primeiros estudos conduzidos na Inglaterra mostraram que os trabalhadores de serviços postais que percorriam a cidade entregando cartas tinham menor risco de infarto do que aqueles que trabalhavam em escritórios. Desde então vários estudos observacionais e outros confirmam que a prática de atividade física reduz o risco em adquirir doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Neste sentido, a prática constante de atividade física consta de diversas diretrizes internacionais tanto para prevenção, quanto para tratamento das doenças.
E quanto de exercício se deve fazer para redução de risco cardiovascular. Partindo-se do princípio do sedentarismo, há um estudo que mostra que apenas o fato de permanecer em pé por 2 horas, reduz a mortalidade cardiovascular em 10%, podendo chegar a uma redução de até 45% do risco cardiovascular durante práticas moderadas de atividade física.
Sendo assim, caros leitores movimentam-se! Atividade física é igual a qualidade de vida e saúde.
Lembrando que 2020 foi um ano diferente com uma ameaça invisível nunca antes vista no mundo, as pessoas ficaram paradas e diminuíram suas práticas estando menos ativos, aumentando o risco para outras doenças, principalmente as cardiovasculares. Aliás estudo recente conduzido aqui no Brasil mostrou redução de 34% na chance de hospitalização aqueles que adquirem a doença praticando 150 minutos de atividade na semana ( 50 minutos 3 x na semana).
De tudo o que foi dito, o mais importante é procurar sempre profissionais capacitados para guiá-los em suas práticas.
Procurem locais que realmente tenham compromisso com a qualidade de vida e bem estar.
DANIEL AFONSO DALLANORA SEVERINO
MÉDICO CARDIOLOGISTA
CRM 102038