A importância dos meses temáticos para a Saúde
No final do século 20, nos Estados Unidos, surgiram campanhas destinadas a prevenção do Câncer de Mama. Essas ações ocorriam no mês de outubro, e para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços cor de rosa, principalmente nos locais públicos. Outras ações foram criadas, como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. A ideia espalhou-se pelo mundo, e no Brasil começamos a ver eventos a partir do ano 2002. Assim surgiu o Outubro Rosa, primeiro dos meses temáticos de saúde.
A ideia foi aprovada, e tornou-se uma ferramenta muito importante na divulgação das estratégias de prevenção de diversas doenças.
Assim, hoje temos:
– Janeiro branco, que visa conscientizar sobre a importância da saúde Mental;
– Fevereiro Roxo e Laranja, sendo o roxo para marcar o mês de conscientização sobre as doenças como o lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. O Fevereiro Laranja, por sua vez, conscientiza sobre a leucemia;
– Março azul, visando prevenção do câncer de cólon e reto;
– Abril verde, para conscientizar sobre segurança no trabalho;
– Maio amarelo: prevenção de acidentes de transito;
– Junho Vermelho: doação de sangue;
– Julho amarelo: prevenção de hepatites por vírus e câncer ósseo;
– Agosto dourado, que visa estimular o aleitamento materno;
– Setembro verde visa estimular a doação de órgãos;
– Outubro rosa, para o já referido câncer de Mama;
– Novembro azul, mês dedicado a campanhas de prevenção do câncer de próstata;
– Dezembro Vermelho e laranja, sendo o vermelho visando a prevenção da AIDS e o Dourado para estimular a prevenção do Câncer de pele;
Como vocês podem ver, a lista é extensa, já existindo meses com mais de uma cor, e não existe um calendário oficial desses meses temáticos.
Sem dúvida a criação dessas datas, principalmente o Outubro Rosa e o Novembro azul, ajudaram e ajudam a que mais pessoas procurem os serviços médicos e façam um diagnóstico precoce, importantíssimo para o sucesso do tratamento e cura da doença. Mas não está faltando nada? Tem certeza? Qual você acha ser a maior causa de morte da população adulta de uma cidade como Paulínia?
Ganha um doce quem responder que são as doenças cardiovasculares, que incluem as relacionadas ao Infarto do Miocárdio, ao Acidente Vascular Encefálico (o popular ”derrame”) e a Insuficiência Cardíaca (a doença do coração grande), causadas pela Pressão Alta, Diabetes, Colesterol elevado, Tabagismo e Estresse.
Essas doenças são a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% de todas as mortes registradas. São mais de 1000 mortes por dia, cerca de 43 por hora, 1 morte a cada 90 segundos. As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.
A fim de nos ajudar nessa prevenção criou-se um Dia Mundial do Coração, que é celebrado no dia 29 de setembro, em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Nesse ano, a fim de marcar essa data e colaborar com a prevenção em nossa cidade, realizaremos uma Corrida de 6 km e uma caminhada de 3 km. Afinal, exercício é componente importante nessa batalha por mais saúde. A largada será em frente ao nosso Teatro Municipal, e pretendemos fazer uma grande festa saudável.
Você esta convidado! Não perca!
Até breve,
Dr. Daniel Lages Dias
Diretor técnico – Novacordis