Eu sempre gosto de trazer para esses artigos dúvidas e questões que observo no dia a dia de minha prática clínica, e hoje converso com vocês sobre algo que com frequência é perguntado a nós no consultório. Os pacientes tem uma desconfiança que o exame periódico é apenas uma formalidade, e que não lhe traz nenhum benefício.
Começo contando um episódio recente e real: atendi há poucos meses um médico que havia sido convocado para o exame periódico de sua empresa. Os médicos em geral têm pouca paciência para exames de rotina e tendem a ter uma maior capacidade de se autodiagnosticar e auto cuidar-se, certo? Pois bem, esse colega foi surpreendido com uma pressão arterial medida no momento de 180/120 mmHg (lembrando, o ideal é abaixo de 130/80 mmHg), e níveis de colesterol e triglicerídeos em torno de 250 (normal para o colesterol é menor que 200, e de triglicerídeos, 150).
E por que isso? Por que nosso colega não sabia de nada? Porque três das doenças que mais contribuem para o nosso risco de problemas cardíacos e vasculares (Os temidos Infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais…) são na maior parte das vezes ASSINTOMÁTICOS.
Os níveis elevados de pressão arterial podem causar dores de cabeça, tonturas, dores no peito, alterações visuais, mas quando a elevação pressórica ocorre de forma lenta, o paciente com Hipertensão Arterial pode não sentir absolutamente nada….
Da mesma forma o Diabetes Melitus, grande causador de problemas renais e cardiovasculares. Existe o Diabetes tipo 1, que é dependente de injeções de insulina desde o início, que causa bastante sintoma, mas esses pacientes são a minoria. A maior parte dos casos de Diabetes ocorre em pessoas de meia idade, obesos e sedentários, e vai se instalando lentamente, e sintomas do Diabetes (sede excessiva, diurese excessiva, emagrecimento) só aparecem após bastante tempo, com níveis de açúcar no sangue severamente elevados, quando inclusive algumas das complicações já podem estar presentes.
Por fim, os Níveis elevados de Colesterol e Triglicérides são completamente assintomáticos, raramente os pacientes podem ter alterações no exame clínico e só podem ser detectados em exames de sangue.
A essa tríade de alto perigo para sua saúde vão interessar também ao cardiologista se você é ou não fumante e os seus antecedentes familiares de Infarto ou Derrame, seu peso, nível de atividade física, nível de estresse.
Assim, sem dúvida, uma boa conversa com o médico, um exame físico cuidadoso, a medida simples da pressão arterial, com alguns poucos exames laboratoriais podem fazer um monte de diagnósticos, iniciar o tratamento com remédios e mudanças no estilo de vida e prevenção das graves complicações que podem ocorrer…
Agora, verdade seja dita, esse exame periódico muitas vezes é negligenciado pelas próprias empresas empregadoras ou pelas clínicas que os aplicam, o que o tornam inócuo e desacreditado. Lembre-se, o exame periódico é um DIREITO do empregado, um benefício para sua saúde, e se sua empresa não o leva a série reivindique uma melhor atenção a sua saúde.
E como ficou o nosso colega médico e com pressão alta? Essa é a melhor parte. Ele tomou um grande susto, modificou completamente sua alimentação, reduziu sal e gorduras, voltou a praticar as caminhadas que havia parado há vários anos e emagreceu 8 kg! Ele esteve comigo há uma semana, sua pressão arterial está normal SEM NECESSIDADE DE NENHUM REMÉDIO e seus níveis de colesterol e triglicerídeos normalizaram-se completamente…. Mas isso é assunto para outro artigo…
Um grande abraço, e até breve!
Dr. Daniel Lages Dias
Diretor Clínico Novacordis